Existem duas avaliações sobre a importância dos espanhóis no descobrimento do Brasil:
1 - Em 1883, no seu clássico livro A História do Brasil, Capistrano de Abreu disse que os espanhóis não deixaram nenhum rastro de suas viagens do final do século XV. E comentou, até mesmo, que eles não tiveram nenhuma importância na formação histórica brasileira, ou a tiveram menor do que a dos franceses, por exemplo. Nesse ponto, sem dúvida, o autor exagerou:
- Os primeiros navegadores a reconhecerem parte da costa do futuro Brasil foram os castelhanos Vicente Yañes de Pinzón e Diego de Lepe. Em torno de 1499, costearam o que hoje corresponde ao litoral do Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá, chegando mesmo ao Amazonas.
- Os espanhóis participaram, juntamente com os portugueses, da grande aventura do descobrimento.
Ao longo dos anos 1530, muitos castelhanos seguiam ao lado dos portugueses, entre a marujada e a soldadesca, nas viagens portuguesas de reconhecimento e exploração. Alguns deles foram encontrados por Martim Afonso de Souza em 1531-1532.
2 - O balanço da presença espanhola no Brasil Colonial sugere uma importância bem maior do que o que se lhe tem atribuído. Foram castelhanosOs castelhanos, líderes da unificação da Espanha (reconquista das terras espanholas aos mouros, expulsos para o norte da África), foram os responsáveis pela conquista do Novo Mundo Americano - América Central e do Sul. O exemplo é dos "Reis Católicos", Isabel de Castela e Fernando de Aragão que, no século XV, financiaram a viagem de Cristóvão Colombo., e não catalães, bascos ou galegosOs castelhanos, líderes da unificação da Espanha(reconquista das terras espanholas aos mouros, expulsos para o norte da África), foram os responsáveis pela conquista do Novo Mundo Americano - América Central e do Sul. O exemplo é dos "Reis Católicos", Isabel de Castela e Fernando de Aragão que, no século XV, financiaram a viagem de Cristóvão Colombo., os "espanhóis" que mais atuaram na América nos primeiros séculos do descobrimento e colonização. Portanto, uma presença sobretudo castelhana, quer cultural, quer do ponto de vista populacional.
- A presença espanhola no Brasil foi histórica e demograficamente densa no extremo-sul.
Durante a União IbéricaNome pelo qual a anexação de Portugal à Espanha foi chamada pelos espanhóis. Este período de dominação espanhola é conhecido também como Período Filipino., o domínio espanhol sobre Portugal foi muito favorável para o alargamento territorial do Brasil.
Não seria exagero dizer que o perfil da região sulina no período colonial era mais propriamente português-castelhano-indígena do que português, ou português-indígena apenas.
- A presença espanhola no Brasil colonial foi estratégica e importante entre fins do século XVI e meados do XVII.
- Por meio das influências recíprocas entre as culturas lusitana e espanhola, intercâmbio herdado da própria Península Ibérica, a presença espanhola no Brasil foi permanente em todo o período colonial.
A marca espanhola se fez sentir, também, em certos personagens centrais do período colonial, a exemplo de José de Anchieta que, apesar de formado em Coimbra, era natural do Tenerife, nas Canárias espanholas, e tinha no castelhano sua língua materna.
- Mesmo assim, e embora os castelhanos tenham feito muitas outras viagens de reconhecimento no continente então vislumbrado pelos navegadores, seria um enorme exagero dizer que, por causa dessas viagens, foram os espanhóis que descobriram o Brasil.