Este canal apresenta um breve panorama sobre o processo de ocupação do território brasileiro, com ênfase nas contribuições prestadas por distintos grupos étnicos. Para mais informações, acesse a publicação completa Brasil: 500 anos de povoamento.

"Fazer a América!"

Este grande sonho do imigrante significava a perspectiva de acesso à propriedade da terra, às oportunidades de trabalho e à fortuna fácil.

A partir do século XIX, intensificou-se o movimento migratório espanhol, provocado:

Até o ano de 1900, cerca de dois terços da população espanhola viviam direta ou indiretamente do cultivo da terra. Mas com a elevação da taxa de natalidadeRepresenta a frequência com que ocorrem os nascimentos. e a redução dos investimentos no campo, tornou-se impossível para uma família sobreviver dos rendimentos da lavoura. MinifúndiosOpõe-se ao latifúndio. Pequena propriedade rural que pode ser a base de uma agricultura familiar, de produção para subsistência, ou de uma agricultura moderna, mecanizada e com alta produtividade. paupérrimos continuavam submetidos ao pagamento de pesados impostos e os pequenos e médios proprietários viram-se obrigados a abandonar povoados e vilas do interior, ao lado dos lavradores, que só dispunham de sua capacidade de trabalho.

 

Do campo migravam para centros urbanos, na expectativa de emprego na indústria ou no comércio. Mas a cidade os rejeitava pois, analfabetos, na sua grande maioria, não tinham qualificação para o trabalho fabril. O passo seguinte consistia em tomar o caminho do porto mais próximo e tentar o embarque no primeiro navio que zarpasse em direção ao Novo Mundo.

 

Perfil do emigrante

 

Segundo os registros dos órgãos governamentais que, no Brasil, controlavam a entrada e saída de imigrantes (fontes oficiais de informações), o perfil do espanhol típico que aqui chegava (imigrante) era adulto jovem, do sexo masculino, oriundo das zonas rurais e costumava viajar desacompanhado, mesmo quando casado. No entanto, deve ser considerado com um certo cuidado o registro de sua origem rural. Há fortes indícios de que, para fazer jus às passagens subvencionadas, os candidatos ao subsídio costumavam declarar-se agricultores, contando com a conivência dos agentes e das companhias de navegação.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística