Este canal apresenta um breve panorama sobre o processo de ocupação do território brasileiro, com ênfase nas contribuições prestadas por distintos grupos étnicos. Para mais informações, acesse a publicação completa Brasil: 500 anos de povoamento.

 

As terras indígenas são legalmente destinadas à posse permanente das comunidades que as ocupam

 

São criadas pela FUNAIFUNAI - Fundação Nacional do Índio, instituída pela Lei nº 5.371 de 05/12/1967. A FUNAI tem como atribuições,dentre outras:
- garantir o cumprimento da política indigenista baseada nos princípios de respeito ao índio, às instituições e comunidades tribais;
- a inalienabilidade e a posse das terras que ocupam e o usufruto exclusivo das riquezas nelas existentes http://www.mj.gov.br/).
 (Fundação Nacional do Índio) e a ocupação se dá com intuito de preservar o habitat e garantir a sobrevivência físico-cultural dos grupos indígenas.

As terras indígenas ocupam cerca de 11,6% do território nacional (http://www.funai.gov.br/)

 

O Brasil tem uma extensão territorial de cerca de 851 milhões de ha, ou, mais especificamente, 8.547.403,5 km2. As terras indígenas do Brasil ocupam uma área de 991.498 km2 de extensão, maior do que o território da França ( 543.965 km2) e da Inglaterra (130.423 km2) juntos.

Confira no quadro o total de terras indígenas em cada uma das cinco Grandes Regiões do país.

 

Terras Indígenas - 2000
Grandes RegiõesSituação de demarcação
demarcadasnão-demarcadas
Norte 175 131
Nordeste 42 25
Sudeste 23 5
Sul 28 33
Centro-Oeste 31 13

Fonte: INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Brasil em Números. Rio de Janeiro, 2002.

A maior parte das terras indígenas é afetada de alguma forma pela presença de invasores

 

Essas invasões estão relacionadas à atividade agropecuária, à exploração mineral, à extração madeireira e à construção de rodovias e hidrelétricas. O resultado disso é o afastamento dos índios de suas terras e até o seu extermínio, levando à degradação ambiental do território indígena e comprometendo a sobrevivência e a qualidade de vida das sociedades que o habitam.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística